Ensaios não destrutivos

ULTRASSOM COVENCIONAL
O Ultrassom é um ensaio volumétrico, comumente utilizado para detecção de descontinuidades em soldas e em peças metálicas. O método é aplicado em matérias-primas, e durante o processo de construção e montagem e para as inspeções em serviço (como parte de programas de manutenção em serviço). Embora a maioria das aplicações envolva materiais metálicos, os ensaios ultrassônicos são também vistos na inspeção de plásticos, compostos, concreto, produtos de madeira e materiais especialmente relacionados.
MEDIÇÃO DE ESPESSURA POR ULTRASSOM
A Medição de Espessura por Ultrassom permite medir espessuras de paredes (chapas, tubos, etc.), detectar com precisão perdas/redução de espessuras por corrosão de equipamentos em operação, tanques, vasos de pressão, tubulações, onde não é possível o acesso interno.


PARTÍCULA MAGNÉTICA
O ensaio por partículas magnéticas é usado para detectar descontinuidades superficiais e subsuperficiais em materiais ferromagnéticos. São detectados defeitos tais como: trincas, trincas em soldagem, junta fria, inclusões, gota fria, dupla laminação, falta de penetração, dobramentos, segregações, etc.
LÍQUIDO PENETRANTE
O ensaio por Líquidos Penetrantes presta-se a detectar descontinuidades superficiais e que sejam abertas na superfície, tais como trincas, poros, dobras, etc.; pode ser aplicado em todos os materiais sólidos que não sejam porosos ou com superfície muito grosseira.


INSPEÇÃO VISUAL E DIMENSIONAL DE SOLDA
É uma das mais antigas atividades nos setores industriais, e o primeiro Ensaio Não Destrutivo aplicado em qualquer tipo de peça ou componente, estando associado a outros ensaios de materiais. Além disso, é um importante recurso na verificação de alterações dimensionais, padrão de acabamento superficial e na observação de descontinuidades superficiais visuais em materiais e produtos em geral, tais como trincas, corrosão, deformação, alinhamento, cavidades, porosidade, montagem de sistemas mecânicos e muitos outros.